"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha : Tempo Seco

Resenha : Tempo Seco
Autor: Clara Arreguy
Editora: Geração Editorial




Sinopse-  O livro Tempo Seco, da Jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção co flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma vida nova. Política, traição, violência e amizade, tudo isso num só lugar


" Por trás de cada pessoa há uma boa história ''


Em Tempo Seco conhecemos Miriam uma jovem senhora de pouco mais de 40 anos que se muda para Brasília ,sem filhos... sem amigos,  carregando várias desilusões amorosas consigo, sentindo falta da família, sente que será muito difícil se adaptar a nova vida.
Chegando na capital ela encontra um emprego estável,  e como não sabia dirigir, Miriam encontrou nos taxistas grandes companheiros  entre uma corrida e outra ela tornou-se ouvinte, partilhando de experiências e sonhos,ouvindo opiniões , conhecendo um pouquinho mais de sua vida fora dali , ou seja tornou-se uma boa  amiga, e eles passaram a ser sua segunda família.
Dente todos esses amigos o que tornou-se mais próximo á ela é Nonato ( ou Natinho) que conta a ela sua dura história, desde a infância  até o falecimento do seu irmão Renato , como chegou a capital para casar-se com Dorinha, e o que o levou á tornar-se taxista,

Entre uma corrida e outra, vamos conhecendo diversas histórias, desilusões e experiências vividas pelos personagens, tornando a leitura ainda mais surpreendente, além de abordar o cotidiano do dia a dia, o livro aborda também temas políticos, como a luta pela ditadura, movimentos sindicais, a reeleição do ex-presidente Lula, o mensalão, a luta dos partidos pelo poder, traições, violências ,e a luta das pessoas, por um futuro e uma realidade melhor...ou seja fatos que estão presentes em nosso cotidiano, ainda mais na situação que encontra-se nosso país.


Tempo seco é aquele livro que retrata histórias e experiências do cotidiano de uma forma simples e de fácil entendimento,histórias de gente como a gente sabe? É uma leitura mais madura( diferente de tudo que eu estava acostumada a ler) cheia de detalhes, e conhecimentos para absorver, tudo escrito de uma maneira bem clara e objetiva.. mesmo tendo um tema forte como política,  a autora consegue conduzir muito bem o enredo tornando a leitura gostosa e prazerosa! Uma leitura enriquecedora !
 Beijos!


18 comentários:

  1. Poxa parece ser legal o livro, mas pela história dele senti que ele é aquele livro que vc tem que ler no momento certo para gostar. Vou colocar ele na minha wishlist

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha e obrigada pela leitura. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de "gente como a gente". Não sei se leria agora por se tratar um pouco de política e parece que meu momento não pede isso hahaha, mas não deixa de ser um livro interessante. Adorei sua resenha, beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que tenho que ler esse livro, acho que depois dessa resenha vai hahaha

    Adorei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Já vi muitas resenhas sobre e tenho muito que ler. "Gente como a gente" adorei saber disso, é bom quando não me sinto deslocada ou sem conexão com o livro pela distância da história e da minha realidade. Está na minha lista!
    Beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gostaria muito de fazer a leitura desse livro, pois já é a segunda resenha positiva que leio sobre a obra. Essa coisa toda de cotidiano me agrada, pois faz com que tenhamos mais empatia com os personagens apresentados, espero lê-lo o mais breve possível.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu imaginava uma coisa totalmente diferente pela capa (risos), a sinopse me surpreendeu e a sua resenha foi esclarecedora,amiga.Parabéns!
    Não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas é o tipo de livro que eu gostaria de começar a ler, já que, eu leio muito YA.

    Beijão, Mia

    ResponderExcluir
  8. Já vi algumas resenhas positivas sobre esse livro mas a sua foi a que me deixou mais curiosa, interessada!! preciso ler urgente!

    Beijoos!
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. A capa do livro é muito linda muito boa pra pintar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Só pelo titulo já me deixou curiosa, a capa é linda e a sua resenha foi excelente. Nao o conhecia mais assim que eu puder quero lê-lo. Bjosss!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu ja li esse livro e tenho que dizer que a escrita da autora me fascinou. Li em um dia apenas. E a edição? O livro em si é lindo. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderExcluir