"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha: Além da Magia

Resenha: Além da Magia
Autora:  Tahereh Mafi
Editora Universo dos Livros
Páginas: 364
Cortesia cedida pela Editora


Sinopse- Apenas três coisas são importantes na vida de Alice Alexis Queensmeadow , de  12 anos: Mãe , que não sentia sua falta; magia e cor, que parecem fugir dela; e Pai, que sempre a amou. Certo dia , Pai desaparece de Farenwood levando consigo nada além de uma régua . Três anos depois desse acontecimento, Alice está decidia a encontrá-lo, pois ama seu pai ainda  mais do que ama aventuras e está disposta a desbravar um novo mundo e trazê-lo de volta.
Para isso , ela terá de viajar pelo território místico e perigoso de Futhermore , onde para baixo pode ser para cima, papel é uma coisa viva, e esquerdo pode ser direito ou muito, muito errado. Alice precisará reunir toda a sua perspicácia para encontrar Pai e voltar inteira a Farenwood. E, nessa jornada, ela terá primeiro de encontrar-se em meio a sua própria magia junto a Oliver Newbanks , seu irritantemente novo companheiro de aventura.


Em Farenwood a magia predomina. Tudo vive e espira magia e cores. Alice embora sinta fluir em si  a magia, sente-se diferente de todos que ali vivem, ela não possui   cores, contrastando com tudo que existe ali.
Isso fazia com que ela não tivesse amigos e vive-se reclusa em uma vida infeliz, onde não sentia afeto nem mesmo de sua própria mãe. Pai que era quem ela mais amava, e quem mais lhe amava, havia desaparecido havia três anos, ele saiu em uma jornada misteriosa  sem relavar nada além de uma régua, e desde então nunca mais voltou, aumentando assim a amargura de Mãe com relação a ela.
Alice foi educada em casa, devido ao tratamento maldoso  que recebia das demais crianças, onde com as lições de Mãe procurava a cada dia melhorar seu dom para o tão esperado dia da entrega.
 Quando completavam treze anos as crianças participavam da "entrega". Entrega era um ritual de passagem onde todas as crianças  apresentavam aos anciãos seus dons o que achavam de mais poderoso que a magia dentro de si podia construir, e os mesmos recebiam notas e missões referentes aos seus dons, missões essas que  mudariam seus destinos para sempre.
Alice esperava ansiosamente por esse dia, pois queria assim como seu pai receber uma missão que mudasse sua vida , e que de uma vez por todas deixasse de ser vista como estranha aos olhos dos demais..,porém um dia antes desse acontecimento ela esbarra com Oliver Newbanks, um antigo colega de quem  não tinha boas recordações.
Oliver  chega  abalando as estruturas de Alice, a levando ao ódio em questão de segundos. Ele diz saber onde  Pai estava, e que precisava de sua ajuda  para encontrá-lo.
Embora duvidasse e não gostasse nenhum pouco dele, essa era a a primeira notícia em três anos que recebia de Pai. E se fosse a única maneira de encontrá-lo e ela desperdiça-se ?
Com uma série de dúvidas e incertezas Alice parte para a entrega, onde devido a falta de preparo e incentivo da mãe acaba fracassando.
"Renunciar a entrega era uma opção que jamais fora uma opção(...)
Perder essa oportunidade partiria seu coração.
Assim como perder Pai havia partido seu coração"


 Com medo de ser rejeitada e ridicularizada novamente, ela percebe que precisa desesperadamente encontra por Pai.  Com sede de respostas e aventuras ela  parte em jornada, junto com seu odiado mais novo amigo Oliver, por terras até então desconhecidas que mudarão suas vidas para todo sempre.

Com uma narrativa completamente diferente de tudo que já havia lido, carregada de poesia e delicadeza Tahereh Mafi  consegue nos transportar para um universo totalmente, novo, mágico e repleto de cores.
De maneira sútil , leve e engraçada, ela consegue abordar temas fortes como bullyng, tramas familiares, perdas e principalmente recomeços, arrancando risos e suspiros enquanto lemos cada página.
Narrado em terceira pessoa a autora vai dialogando com o leitor, como se um amigo nos contasses uma história, e fosse interagindo conosco a cada capítulo lido.


 Durante a leitura a autora  nos apresenta seus pontos de vista destacando ainda mais detalhes que enriquecedores na trama ,a sensação que tive enquanto lia, era que uma velha amiga me contava uma história e que partilhava comigo segredos e suas  as opiniões sobre ela.
Durante a narrativa, vamos conhecendo mais os personagens, descobrindo quais são seus medos, e vendo de perto seu amadurecimento e aprendizado ao longo da  jornada, tudo de maneira pura e verdadeira através de suas atitudes inocentes e infantis.
Posso dizer que toda a ambientação de cenário descrito é maravilhosa . Repleta de detalhes que nos permite visualizar o tempo e espaço em que a narrativa se passa, por se tratar de uma fantasia a descrição é fundamental, pois permite ao leitor viajar e visualizar todo o universo novo criado pela autora.
Sem  falar nos personagens que (além de super fofinhos) são bem construídos, tanto em suas qualidades como em seus defeitos, permitindo-nos hora amá-los e odiá-los e é claro enganar-se com respeito de suas reais intenções( nunca acredite na fofura de um personagem -pequeno conselho kk)
Não posso deixar de ressaltar que a  edição é  maravilhosa folhas amareladas, e ilustrações de encher os olhos !

Além da Magia é uma daquelas leituras que permite ao leitor esquecer-se do mundo a sua volta e viajar e dar espaço a imaginação trazendo de volta pensamentos infantis muitas vezes adormecidos pela nossa necessidade de crescer., confesso que quando acabei fiquei com um sorriso super bobo no rosto e aquela sensação gostosa no coração!
"Você pode pintar o mundo com a cor que está dentro de você!"

Permita-se colorir o mundo a sua volta!! 
Sem dúvidas super indico essa leitura para quem gosta de aventuras,aprendizados  e é claro  muita magia!


5 comentários:

  1. Amei a capa do livro e as suas fotos, focaram lindas parabéns! Acho legal quando o autor ou autora conversa com o leitor durante a história e fantasia é um dos meus gêneros preferidos, com certeza é um livro que eu leria! Parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito interesse de ler este livro, adorei saber sua opinião e fiquei feliz que seja uma leitura envolvente, com personagens bem construídas e uma narrativa bem detalhada. É tão bom quando a leitura nos toca e nos deixa bem e o melhor quando livro apresenta uma escrita leve e divertida mas aborda temas sérios que nos fazem refletir. Esse parece ser um livro que encanta. Amei!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sei como é essa sensação! Fiquei igual lendo Tolkien, é muito bacana quando o autor consegue essa conversa com o leitor!
    Dica anotada com certeza!
    PS: seus marcadores ficaram lindos!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Nossa, esse livro parece ser maluquinho, mas mesmo assim um amor! A minha edição possui páginas brancas, o que é realmente uma pena, mas não tem problema. Fiquei bem curiosa para começar a ler! Aliás, lindas fotos!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá! Aaaaah eu quero tanto ler esse livro! Adorei a sua resenha, reforçou ainda mais a minha vontade de ler, fora que achei a edição a coisa mais fofa, as fotos ficaram lindas! Gosto desse tipo de leitura, que consegue tratar de assuntos importantes de forma leve. Fora que amo esse tipo de universo imersivo, capaz de nos tirar da realidade. Amei a resenha, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir