"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha : Massapê - Solo de Poesia

Resenha : Massapê- Solo de Poesia
Autor: Geraldo Lavigne Lemos
Editora : Mondrongo


'' Nesse livro podem-se colher poemas com cheiro de chão, aragem de vento, calor de sol, umidade de chuva, gosto de barro, visco de lama, hálito de flor,aroma de amêndoas frescas.Cada poema germina do sulco da página, enrama nas palavras, floresce nas estrofes, amadurece os frutos das imagens, dos ritmos das melodias, das significações...''
-Aleiton Fonseca



Todos deviam ler poemas ,diariamente se possível, pois através de palavras e sentimentos expressados ali pelo autor podemos refletir, e quem sabe assim mudar não somente nosso dia, mais uma vida toda.
 Em Massapê-Solo de Poesias  podemos ler  lindos poemas, que descrevem de clara as  coisas simples da vida que muitas vezes por serem tão simples passam desapercebidas em nosso dia, que se paradas para analisar, chegaremos a conclusão que   tudo que nos rodeia é algo divino e que devia ter um agradecimento diário.

A cada poema lido, podemos perceber os sentimentos que o autor queria expressar ao escreve-lo
Cheio de sensibilidade e simplicidade em seus versos ele consegue  nos tocar profundamente, parece até possível imaginá-lo como um menino travesso correndo pelo quintal em um dia de chuva atrás de uma bola com os amiguinhos.

Ele cita  em seus versos, coisas simples como elementos da natureza.. o cair da chuva.. o nascer do sol, o desabrochar das flores.. algo lindo que no decorrer da nossa vida torna-se tão natural, que muitas vezes não paramos para agradecer o qual abençoados somos por poder usufruir disso diariamente, e que por possuirmos não nos damos conta de como esse bem é precioso e de como nos fará falta caso venha a acabar um dia.


Ao ler os poemas me veio na mente a  minha infância, pois grande parte morei em cidadezinha de interior sabe.. onde muitas das coisas citadas pelo autor faziam parte do meu dia-a  dia ...e que hoje me trazem grandes saudades, como aquele banho de cachoeira com os amigos, pra que coisa melhor ...da até vontade de voltar no tempo, pois existe coisa melhor que curtir a natureza sendo criança?

Vou compartilhar abaixo um poema com vocês chamado Transcurso.

Transcurso
os homens esgotaram
o Cachoeira

que sanha têm
que não acaba?

da água á areia
do pitu ao peixe
tudo saquearam

somente a natureza se compadeceu

O Cachoeira
lavava as pedras
que hoje o lavam.


Recomendo a todos  lerem um poema do autor,  refletir ao fazer a leitura ..pois tenho certeza que irão se encantar pela simplicidade, e amor que contem em cada um dos seus versos. E não deixem de viver e  apreciar as coisas lindas da vida!

Já tem resenha do livro Amenidades / alguma sinceridade aqui no blog, não deixem de conferir.. e é claro seguir o autor Geraldo Lavigne nas redes sociais e acompanhar de pertinho o seu trabalho.
Beijos

8 comentários:

  1. Adorei! Assim como você, também lembrei da minha infância... Esse poema que você colocou aí é lindo! Passou a sensibilidade da autora... Amei!!

    wwwmlendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii. Nunca fui fã de poemas, são poucos que paro para ler e, assim mesmo, nunca um livro inteiro. Mas gostei da temática desse e das reflexões que ele pode trazer. Imagino que para você a ligação tenha sido muito mais forte mesmo :)


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por poemas num geral, e acho super lindo! Adorei a resenha e as fotos, parabéns! :)

    Beijos, Blog com V.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga

    Que resenha linda! Amei a forma sensível como você descreveu os sentimentos que afloraram ao ler essas poesias. Este livro será minha próxima leitura e já sei que vou amar a leitura.

    Beijos, Mia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!! Descobri o que desejo: UM JARDIM LITERÁRIO!!!
    É com vocês que quero falar sobre o meu livro de poesias FIO POR FIO!
    Como fazê-lo desabrochar neste Jardim Literário encantado?
    Morei muito tempo em Ilhéus! Há no livro um poema dedicado a esta inesquecível Princesinha do Sul!
    Estudei Letras em Itabuna!
    Posso dizer que tenho duas naturalidades: mineira e baiana!
    Nasci em Conselheiro Pena/MG... Logo cedo, descobri as poesias de Castro Alves, os romances de Jorge Amado, Nelson Gallo, Adonias Filho... ...!!!
    Então... Tenho um livro infantil a procura de uma Editora: "Amigo Miquinho"!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi oi
    Bom, eu amei a intensidade do qual tu transmitiu ao falar desse livro, e deve ter sido algo bem gostoso de ler mesmo. Eu não leio muita coisa do gênero, apesar de achar tudo tão lindo. Xero.

    ResponderExcluir