"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha : Tudo e Todas as Coisas

Resenha: Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas : 296


 " Esta História comovente transcende o comum, explorando a esperança, os sonhos e os riscos inerentes do amor em todas as suas formas."
              - Kirkus Reviews


Sinopse- Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente , sou alérgica ao mundo . Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa- nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira , Carla.
 Estava acostumada com minha vida até o dia em que ele chegou. Pela janela, olho para o caminhão de mudança , e então o vejo.
Ele é alto, magro e veste preto da cabeça aos pés. Seus olhos são azuis como o oceano.
Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar pelo Olly. E é quase certo que será um desastre.


Madeline Whittier é uma jovem de dezoito anos que nunca saiu de sua casa. Ainda bebê ela foi diagnosticada com  uma doença  chamada IDCG que a tornada alérgica a tudo e todos, para isso ela vivia reclusa em sua casa, em um mundo que a mantém longe e protegida de tudo tento apenas como companhia sua mãe que também era sua médica e sua enfermeira Carla.
Sua vida resumia-se em aulas online, leituras que também resenhava em seu blog, e jogos que eram rotineiros entre ela e sua mãe , além das checagens diárias para ver se tudo estava em dia com sua saúde.
Porém sua rotina é alterada quando uma nova família muda para a casa ao lado, junto a seus afazeres  Maddy acrescenta a sua rotina vigiar e monitorar os passos da nova familia principalmente os passos de Olly um rapaz bonito, alto que se veste todo de preto que atraí toda a sua atenção.
Após um bom tempo observando e sendo observada Maddy e Olly tornan-se amigos virtuais, porém apenas as trocas de email, as conversas pelo bate papo não são o suficiente Maddy começa a perceber que a vida que tem presa naquela bolha não mais a satisfaz ela precisa mais do que nunca aventurar-se e Viver!! para isso ela decide quebrar regras e limitações que  sua doença impõe, e pelo uma vez na vida viver sua própria vida, fazer suas proprias escolhas , fazendo aquilo que seu coração deseja , escrever seu final feliz assim como nos livros que lê , nem que para que isso aconteça deva colocar tudo em risco.


Tudo e todas as coisas é um daqueles livros capazes de prender o leitor do início ao fim. Com uma narrativa leve e gostosa narrado em primeira pessoa, podemos conhecer a vida de Maddy passo  a passo, suas anotações, seus pensamentos, desejos ..listas de leituras (confesso que peguei algumas dicas ), como ela se sente e relação ao Olly, suas primeiras impressões sobre ele e sua família.. ou seja no decorrer da leitura nos tornamos cada vez mais intimas a personagem.

No decorrer da leitura Maddy amadurece seu pensamento em relação ao mundo o que vive, após conhecer Olly mais a fundo , depois de  cada conversa  ,ela começa a ver a vida de maneira mais colorida e todo esse contato com ele funciona como um combustível para ela que renove  sua vontade de viver e experimentar coisas novas, e mesmo que sua doença imponha limitações ela deve lutar,sonhar e acreditar e viver por ela e por ele. Mesmo Olly sendo livre , ele possui certos problemas que de certa maneira o limitam e tanto ele como ela vêm um no outro uma saída da dura realidade que enfrentam.


No decorrer da leitura nos emocionamos, aprendemos ,crescemos e amadurecemos com a personagem e vamos descobrindo inúmeras coisas junto com ela, descobertas que já fizemos antes como ao primeiro amor  e como reagir á ele , momentos simples  que após serem vividos por Maddy trazem a mente sentimentos bons e puros que tornam a leitura mágica e cativante.

Mesmo tendo uma doença como foco da narrativa, em nenhum momento a autora dramatiza a personagem e não torna a leitura pesada sabe..pelo contrario ela faz com que o leitor reflita sobre suas prioridades, sobre todas as coisas maravilhosas que nos rodeiam, o ar.. as árvores os animais,o mar.. coisas simples que muitas vezes não valorizamos mais que muitos dariam tudo para poder usufruir.
Sem contar que a edição é linda cheia de ilustrações e pensamentos da Maddy,suas dicas de leituras , folhas amareladas , e uma capa linda o que torna tudo ainda mais interessante.
E com um final realmente surpreendente, confesso que precisava de mais páginas para esse livro, pois não queria que ele acabasse!

Sem dúvidas uma leitura que veio no momento que eu precisava,foi capaz de me divertir emocionar  e  me deu aquele gás e uma nova perspectiva sobre o valor que devo dar as simples coisas ao meu redor.
Recomendo a todos essa leitura que sem dúvidas já tem um lugarzinho especial no meu coração.
Beijos

18 comentários:

  1. Oi, Faby! Que capa Lindinha é essa hein? Eu fiquei mega animada com a história, apesar de parecer um tanto clichê, é um livro que colocarei com toda certeza na minha lista de 2017 ( aliás, já está montando sua lista?) Xero! Adorei tua resenha.
    Xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua resenha, tenho muita vontade de ler esse livro e agora fiquei mais curiosa ainda...Bjs

      Excluir
    2. Mais tenho certeza que irá se surpreender no fim ! Super recomendo irá enriquecer muito sua listinha!
      Beijos <3

      Excluir
  2. Oiii!
    Amoo esse livro, gostei muito da sua resenha.

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  3. Comprei este livro no mês passado e ainda não li, mas com certeza quero que seja uma das minhas futuras leituras depois desta resenha!
    Adorei saber que o livro não fica muito pesado, apesar de tratar de um assunto delicado. A edição de cá também é toda trabalhada por dentro e ainda acho a capa mais bonita que a vossa.
    Beijinhos!

    http://www.euliaeleio.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você irá amar! Depois me conta o que achou tá!
      Beijos <3

      Excluir
  4. Gosto de leituras que mesclam divertimento e emoção, além do mais, essa sinopse é super interessante. Como assim alergia a tudo? Meu Deus, não posso nem imaginar, provavelmente só lendo mesmo haha.
    Vi muita gente lendo esse livro e adorando, fiquei curiosa.
    Adorei sua resenha, Fabi, beijos!!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você irá amar .. esse livro tem tantas emoções que é até difícil descrever..
      Obrigada Carol
      Beijos <3

      Excluir
  5. Esse livro me deixa louca! PRECISO LER! Ah, e essa capa é super linda né? *-* Vejo tantas resenhas e a sua foi maravilhosa, e adorei as fotos!!!

    Bjs,
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  6. É um livro que quero muito ler em 2017, adorei sua resenha Faby! =)

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gente, faz tempo que quero ler este livro! Desde que o vi na Livraria, ouvindo falar sobre a história, mesmo antes de ler,eu me apaixonei <3
    Com certeza esse livro irá me marcar muito, pois histórias desse tipo costumam nós fazer isto!

    Adorei sua resenha!
    Beijos, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Amei a sua resenha, amo livros leves e emocionantes!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, mas estou ainda mais apaixonada por estas conchas! De onde vieram?
    http://www.josya.com.br/ - Criei hoje <3

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus! Esse livro! Quero com toda a certeza! Vai ser um dos primeiros que vou comprar esse ano! <3
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir