"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Conhecendo Autores : Monteiro Lobato

E chegou o dia das crianças!! A época em que a gente é mais feliz e não sabe!!
 Pensando nisso resolvi trazer um conhecendo autores sobre um autor que foi de grande importância na minha vida literária digamos assim.
Através de suas obras peguei mais gosto pela leitura e comecei a ler mais os "livros sem desenhos e cheio de letrinhas " como eu costumava chamar . Então vamos conhecer um pouco mais sobre ele!!


Monteiro Lobato
Contista, ensaísta e tradutor, esse grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber uma herança deixada pelo seu avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais, sendo que ,posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima desse famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se  também  editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso , ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.


Esse notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o percursor da literatura infantil no Brasil.
Em 4 de julho de 1948 esse grande talento deixou o mundo, vitima de um colapso na capital de São Paulo. Mais o que ele tinha de essencial, seu espírito jovem, sua coragem, o mantem vivo no coração de cada criança.
Suas obras já foram adaptadas para a tv em forma de seriados (tendo duas versões)  e desenho animados.


Nos quais conhecemos seus personagens icônicos como Emília a boneca de pano que falava, era independente e tinha sentimentos, Pedrinho um menino aventureiro que gostava de descobrir coisas novas, Visconde de Sabugosa  uma sábia espiga de milho que vivia entre os livros, além de personagens do folclore brasileiro como o Saci Pererê, e a Vilã Cuca (que hoje vem arrasando nos memes na internet) e muitos outros.


O Sítio do Pica-Pau Amarelo, foi uma das obras que mais me encantou na infância, lembro de ficar esperando para começar a série, eu não perdia um capítulo ( não imaginam minha felicidade ao descobrir que eram adaptados de livros, ia toda semana na biblioteca emprestar um deleskk ), sem dúvidas até hoje  o legado desse grande autor encanta crianças e adultos, e irá continuar encantando nas gerações futuras.

Algumas curiosidades a respeito do autor:

  • - Era um aluno mediano na escola. Chegou a ser até reprovado na disciplina de português, mas , na universidade-onde formou-se em Direito- se mostrou um aluno brilhante.
  • - Desistiu da carreira de pintor no dia em que confundiu uma caixa de aquarelas com tinta óleo, "Como pretende ser pintor um imbecil que nem distingue aquarela de tinta óleo?"-contava ele.
  • -Os livros de Lobato fizeram muito sucesso em países como Uruguai e Argentina, para onde o escritor se mudou em 1946.
  • - Escreveu um livro de ficção científica chamado O Choque das Raças, onde conta o que aconteceria se um negro fosse eleito presidente dos Estados Unidos.
  • - O Sítio do Pica-pau Amarelo realmente existe! Quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté. As visitas são gratuitas e os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a  peças baseadas nas escritas do autor, visitar o museu em homenagem a ele e participar de diversas outras atividades.

" Quem escreve um livro cria um castelo. Quem lê mora nele."- Monteiro Lobato.

Deixem aqui nos comentários, quais foram os autores , obras e personagens que marcaram suas infâncias! Vou adorar saber!!
Beijos











34 comentários:

  1. Olá
    Que POST mais lindo. Amei. Na minha infância assiti muito Sítio do Pica-pau Amarelo, e amo até hoje. Quando criança não lia muito, mas o primeiro livro que li foi O Pequeno Príncipe, e a partir desse livro me apaixonei pela Literatura.
    Lindo post 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por todo carinho! O Pequeno Príncipe é realmente encantador! Beijos

      Excluir
  2. Que post mais lindooo gostei muito parabéns 💓💓

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ai que nostalgia <3 Monteiro Lobato é muito minha infância, tanto a série de TV quanto os livrinhos que pegava na biblioteca. E nossa, que ironia ele ter sido reprovado em português, ein? Hahaha. Adorei o post, bjos! //Abdução Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nem me fale kk fiquei surpresa também quando pesquisava.. mais ele marcou muito nossas infâncias né!
      Beeijos <3

      Excluir
  4. Toda vez que vejo posta sobre Monteiro Lobato penso como nescessito ler algo do autor. Não sabia quase nada sobre ele,pois mesmo tendo estudado ele na escola havia me esquecido. Gostei de mais do seu post. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jé! Leia.. tenho certeza que irá se encantar por todo o acervo deixado por ele!
      Beijos!!

      Excluir
  5. Tô em choque que o sítio existe!!! Já quero ir :)
    Lobato fez muita história nesse país!

    Osenhordoslivros blog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Minha infância foi marcada por Gibis da turma da Monica. Vim ter um contato com as obras de Monteiro na Universidade (onde cursei Pedagogia), não assistia muito a série que passava na tv porque gostava mais dos desenhos do SBT, mas tive a oportunidade de ler A Chave do Tamanho e estudar mais o sentido ideológico que ele queria transmitir ao escrever suas histórias. Mas, sem dúvida alguma ele foi o grande percursor para uma literatura voltada ao público infantil aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele sem dúvida deixou um legado incrível né!!
      Beijos <3

      Excluir
  7. Ahhh, que post mais lindo Fabi. Também amo Monteiro Lobato, ele também foi de grande importância para minha vida literária. Comecei com gibis da Luluzinha, depois da turma da Mônica e nos livros foi com ele. Tenho relínquias bem velhinhas aqui comigo kkk, guardo como se fossem tesouros, ah eu adorava, quero dizer ainda adoro o sítio do pica pau amarelo, mas achava o de antigamente melhor do que o de hoje e realmente quando se é criança a gente é feliz e não sabe, bjocas da Joyce e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, nos contentamos com coisas poucas e simples né, e acho que a obra dele tinha essa essência, por isso nos encantava tanto!!
      Obrigada pelo carinho!! beeijos <3

      Excluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Que coisa mais linda essa postagem, hein! Fiquei apaixonada e extremamente nostálgica. Seu post é um amor só do início ao fim. Concordo completamente quando você diz que o dia das crianças é um dos melhores dias, mas nem sempre a gente sabe disso. Amei também ter esse contato maior com o autor, já que não sei muito sobre ele, como a questão dele já ter escrito uma ficção científica, fiquei chocada. Parabéns e espero ver mais "conhecendo autores".

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda <3 é bom conhecer mais sobre quem marcou a literatura brasileira né! Em breve vou trazer mais posts sim, espero que goste! Beeijos <3

      Excluir
  9. Olá!

    Adorei seu post, realmente é bastante nostálgico e ele executou um papel muito relevante na literatura infantil, já fiz muitos trabalhos sobre ele, mas acho que jamais conseguiremos expor seja em palavras ou apresentações o seu valor. Ele é genial! Basta ver os documentários e a sua relação com o público infantil, é algo de outro mundo, totalmente puro e voltado aos menores. Parabéns por esse post diferenciado <3

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Monteiro Lobato também marcou bastante a minha infância assim como Maurício de Souza! Sou encantada pelas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica! Sou fã desse autor desde pequenina quando colecionava gibis! Amei esse post e a interação! Ainda tenho alguns gibis antigos aqui! Hahah
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aai, nem diga, o Mauricio também marcou muito minha infância, lembro que colecionava Gibis <3
      Espero trazer um conhecendo autores sobre ele em breve!! Beeijos Linda <3

      Excluir
  11. Olá, tudo bom? Eu ja conhecia o autor, sua carreira e sua obra (inclusive, a adulta). Ele é um autor de grande nome para o Brasil, mas só fico chateada porque ele é um grande causador de treta, e criticou muito trabalho alheio haha
    Adorei a sua postagem.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o termo causador de treta kkkk
      Obrigada amore.. beeijos <3

      Excluir
  12. Olá!
    Acho que não existe uma pessoa que não conheça o Monteiro Lobato ou o Sítio Do Pica-Pau Amarelo! É um marco nas nossas vidas. Eu amava assistir e meu sonho era ter uma Emília comigo haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii nem diga, eu queria era o rabicó kkk achava ele super fofinho!
      Beeijos <3

      Excluir
  13. Que post maaais liiindoo 😍😍😍😍
    Eu sou apaixonada pelo Monteiro Lobato e foi tbm um dos primeiros livros que li, além também do Ziraldo com as histórias do Menino Maluquinho as quais li diversas vezes. Além do livro acompanhava todos os dias o Sítio do Pica-pau Amarelo na TV, uma tremenda nostalgia ❤️ adorei o post, parabéns!
    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti muito o sitio do pica pau amarelo, mas nunca tive vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  15. Ele é incrível, adorei conhecer um pouco mais sobre ele, eu amava assistir o Sitio do Pica-pau Amarelo na tv, e depois que veio a animação ficou mais top rs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sempre gostei de Monteiro Lobato e minha obra favorita é O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Fiquei curiosa pelas outras obras. É sempre bom conhecer melhor outros autores nacionais.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro conhecer um pouco mais sobre eles!
      Obrigada por todo carinho!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?

    Como não amar este post? Monteiro Lobato marcou a infância de muitas crianças e ainda marca com seu legado de O O Sítio do Pica-Pau Amarelo, simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  18. Ah que nostalgia me bateu com essa foto! eu assistia muito o sitio do pica-pau amarelo quando mais nova. Lindo post! beijos.

    ResponderExcluir