"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha : Coração de Tinta

Resenha: Coração de Tinta - Trilogia Mundo de Tinta 01
Autora :  Cornélia Funke
Editora:  Seguinte
Páginas: 456


Sinopse-  Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua Filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama.
Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe á vida alguns personagens de um livro chamado Coração de Tinta. Um deles é Capricórnio, vilão Cruel e sem misericórdia, que nem faz questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de Tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá que enfrentar essas criaturas e sofridas, vinda de um mundo completamente diferente do seu.


Creio que o maior sonho de todo leitor seria poder ver com seus próprios olhos como seria aquele personagem incrível citado nos livros, como são suas características físicas e se tudo que sua imaginação criou sobre ele é real.  O livro Coração de Tinta tem esse poder,  se alguém que possuísse um certo dom o  lê-se conseguiria tirar de suas páginas personagens e trazê-los a vida real, por isso o livro tornava-se valioso e não deveria jamais cair em mãos erradas.
Meggie é uma menina de 12 anos apaixonada por leitura, desde pequena havia sido apresentada a esse universo maravilhoso, pois seu pai Mo, era uma espécie de Médico de livros, um restaurador de edições antigas, que  a levava em seus trabalhos a sebos, bibliotecas antigas, o que aumentou ainda mais o seu amor pelas obras e sempre em suas viagens ela levava seu baú com seus tesouros literários.

" Quando você leva um livro numa viagem". dissera Mo quando ela pôs o primeiro no baú, "acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras : as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas."pág 22.


 Com tudo apesar do incentivo do pai a leitura, a menina sente-se transtornada, pois ele nunca leu nada a ela em voz alta. A relação de Mo com os livros vai além as histórias, ele tem um certo dom.. ele é um ''língua encantada'' ou seja ele tem o poder de dar vida aos personagens quando lê em voz alta, fazendo  com que eles saiam dos livros, mais para que isso seja possível á um preço, se algo sai de dentro do livro, outra coisa tem que entrar para ocupar o seu lugar. E foi assim que quando Maggie ainda era um bebê, após fazer uma  leitura em voz alta, e acaba libertando o perigoso vilão Capricórnio, um artista circense chamado dedo empoeirado, e aprisionando para sempre sua esposa Tereza  e seu gato nas páginas do livro.
Após o ocorrido Mo não se perdoa, e tenta a todo custo  trazer sua esposa de volta e proteger a filha desse mundo perigoso, e é em uma de suas noites pacatas, que um ilustre visitante chega a sua casa. O misterioso e calculista  dedo empoeirado,  personagem saído do livro, que conta a ele que Capricórnio , está ainda mais cruel e impetuoso, que agora conta com ajuda de assassinos e ladrões e que virá atrás dele pois ele é peça fundamental de seu maligno plano
Sem saber como manter seu segredo e sua filha a salvo, Mo e Dedo Empoeirado fogem em busca de uma maneira de salvação, e buscam refugio na casa de uma velha amiga, Elinor, uma grande colecionadora de livros.
E é ai que a grande aventura de Maggie começa, inúmeras descobertas são feitas dente elas que os livros são mais mágicos do que ela imaginou que poderiam ser .


Coração de Tinta 1º livro da Trilogia Mundo de Tinta  é um livro onde  é possível sentir a magia nos personagens e nas palavras.  A narrativa é cativante , empolgante e repleta de sentimentos. Narrado pela perspectiva de Maggie, de maneira detalhada,  o leitor tem a capacidade de participar de  suas descobertas,conhecer suas manias, tudo de maneira simples rápida e fluida. Todos os personagens apresentados são bem construídos, possuem peculiaridades e características fortes ( especialmente Elinor que representa bem a maioria dos leitores , que tem ciumes de seus livros kk).
 O enredo é maravilhoso, que prende o leitor do incio ao fim, por se tratar-se de uma leitura um pouco extensa.
No inicio de cada capítulo contamos com uma citação de algum livro que tem a ver com o momento que será narrado,  ilustrações maravilhosas e folhas amareladas, além é claro das quotes maravilhosos que da vontade de marcar o livro todo kk.
Um fato que me incomodou um pouco foi o fato da fonte utilizada ser um pouco pequena, que dificultou um pouco minha leitura.
Coração de Tinta  já foi adaptado para o cinema, e embora na minha opinião deixe muito a desejar com relação ao livro, também é uma ótima pedida para quem curte o gênero.

Sem dúvidas quem gosta de mágica, fantasia, deve ler esse livro, não canso de recomendar !






15 comentários:

  1. Oiiee.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Ja vi o filme e fiquei apaixonada de modo que espero que a leitura seja mil vezes melhor. É uma obra que parece ser super interessante.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é muito,tem muitos fatos legais que o filme não abordou.. tenho certeza que irá se apaixonar pela leitura <3
      Beijos

      Excluir
  2. A cada dia minha vontade de ler esse livro aumenta!
    Tenho que dar um jeito de compra-lo
    Obrigada pela resenha que só me deixou mais ansiosa, rsrs
    Amei!!!
    Lindo post

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso compra! tenho certeza que valerá a pena o investimento kk
      Beijos <3

      Excluir
  3. Eu comecei esse livro, mas não consegui terminar. Um dia pretendo voltar a ler. Eu adorei o filme e mais ainda sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa resenha, as fotos estão lindas e foi mto bom saber um pouco mais sobre o livro antes de comprar ! ♥

    ResponderExcluir
  5. Ler sobre amor por livros é uma chance de ter um olhar sobre si mesmo! Sobre o encantamento que os livros exercem sobre nós! Amei a resenha e a premissa do livro. Parabéns!! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gente eu não sabia que tinha livro do filme. Eu amei o filme, é sensacional e agora sabendo que tem um livro com certeza vou querer lê-lo. Já até deixei anotado.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que irá amar, ainda mais por que ele aborda temas pouco explorados no filme. Tenho certeza que irá amar!
      beijos <3

      Excluir
  7. Adorei sua resenha, tudo bem detalhadinho. Não conhecia essa obra, amei a capa. As fotos estão lindas, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Li o livro tem uns dois meses e adorei tambem! É uma fantasia com uma narração e personagens bem diferentes dos quais estou acostumada. Ótima resenha!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Já tinha visto esse livro m algum lugar. Porém não havia lido a sinopse. Mas lendo agora, junto com essa resenha linda, estou com muita vontade de ler esse livro agora. Amo o gênero fantasia. E principalmente quando há no livro assunto mágicos 😍
    Gostei muito do livro e de sua resenha
    Abraço 😊

    ResponderExcluir