"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha - A Seleção Kiera Cass

Resenha: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368


 "  Trinta e cinco garotas, e uma coroa".
 Sinopse- Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse ,mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mais é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...


América Singer, vive em nação chamada Iléa. onde tudo ainda é governada por uma monarquia. A população é dividida por castas, e essas ditam quais serão suas posições sociais, e quais trabalhos terão que fazer. Ela é uma cinco, casta essa a que pertence os músicos,e artistas que embora ganhem e vivam com o pouco, conseguem equilibro para viverem longe da fome. Mais a dureza da divisão das castas vem quando ela se apaixona por Aspen, um jovem lindo, sensível, amoroso  e muito  trabalhador, que porém é uma casta inferior ele é um seis. Para que pudessem dar vida a esse amor, eles passam a encontrar-se escondidos, viver de beijos roubados, tentando esconder de tudo e todos o que sentiam principalmente da mãe de América. Sua mãe não aceitava aquilo, e jamais permitiria que a filha se relacionasse com alguém "inferior" e é quando chega a carta da Seleção que as cobranças em cima de América triplicam.
Durante a Seleção o príncipe Maxon escolheria sua futura esposa, e depois de muita cobrança tanto por parte de sua família como de Aspen que parte seu coração pois  vê ali uma chance melhor para sua amada ,  ela inscreve-se achando que nunca será selecionada.
E é ai que tudo muda, América é uma das escolhidas, e seu pequeno mundinho que antes resumia-se em sua família e Aspen é posto de ponta cabeça. Agora ela deverá lutar para representar  seu povo e  conquistar o amor do príncipe e junto com ela sua coroa.

"Eu tentava focar naqueles rostos, mantendo a cabeça erguida.Estava determinada a ir bem. Seria a melhor entre nós, a superior dos inferiores. Isso conferia um sentido a missão á situação. America Singer,a campeã das castas inferiores"-Pág 83



Mais como conquistar o amor de alguém que nunca viu, e fora criado diferente de tudo o que jamais conheceu? Como amar alguém se seu coração já tem dono?
" Esse simples pensamento- de que o amor que tinha construído por anos em um lugar quieto e secreto estava fora de alcance-fez meus olhos se encherem de lágrimas. Eu não conseguia aguentar mais essa depois de toda a emoção daquele dia"- Pág 122

O jeito era lutar para permanecer o maior tempo possível na disputa e dar uma melhor qualidade de vida a sua família, e é claro aproveitar um  pouquinho de toda a fartura existente ali.
"-É , mais ou menos . Bem, é uma longa história... Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me  chutar"-Pág 129

Porém esse tempo, esse convívio, esse novo mundo apresentaram a América coisas que ela jamais imaginou e ouso experimentar sentir, e precisará mais do que nunca ser ela mesma, e lutar com a maior arma que possui , seu coração.


Desde que foi lançada A Seleção é uma série a que só ouço elogios. Mais sabe aquele receio que você tem de ler algo que todo mundo fala e acabar se decepcionando?? Então por esse e outros motivos fui adiando, adiando, até que finalmente li? E me perguntem como estou agora?? Chorando , ansiando desesperadamente para ler a  continuação!!
Com uma protagonista forte e decidida, podemos conhecer a desigualdade social enfrentada pelo  povo de Iléa, e como de forma corajosa e altruísta ela consegue lidar com todas as adversidades que aparecem em seu caminho.
Após a insistência de todos América  inscreve-se em a Seleção e cai de cabeça em um mundo totalmente novo. Embora o luxo, a fartura rodeiem todos que estão ali, em momento algum ela  deixa deslumbra-se,  procura nunca esquecer-se  de suas raízes, e sempre que pode da uma alfinetadinha a respeito do que acha certo.
Já  nessa nova jornada vamos conhecendo a protagonista mais a fundo, quais são seus medos, como ela se sente ao ter o coração partido .. tudo narrado pela mesma ,  de maneira simples, engraçada e leve, permitindo ao leitor  viajar junto com ela pelos corredores do palácio, experimentar novos pratos e tecidos  e viver a dureza e felicidade de que competir por algo nos impõe, e como nossas atitudes as vezes impensadas podem colocar a perder o objetivo central da disputa .
Ao ter seu primeiro contato com o príncipe, America percebe que o que sabe sobre ele é muito pouco, ele é diferente do que ela julgou ser, e para ambos a disputa é pesada e significativa, e é no meio dessas semelhanças e diferenças que  horizontes se abrem ,e uma relação totalmente nova e repleta de esperanças nasce.


Toda a narrativa é bem construída, repleta de detalhes e informações. Os personagens secundários são bem desenvolvidos e tem um grande peso na trama.
No decorrer da trama ,vamos conhecendo as selecionadas, confesso que quis matar algumas e abraçar outras, e ver como o dia a dia no palácio as afeta.
Mesmo tendo o romance no centro, a leitura não deixa de fazer uma crítica política e social, e autora soube harmonizar tudo isso de maneira magnifica criando um enredo delicioso de se ler!
Já em relação a edição gráfica não tem o que dizer, está maravilhosa, com folhas amareladas, e uma capa simplesmente linda.
Uma leitura com gostinho de quero mais!





12 comentários:

  1. Oii Fabi.
    Eu li A Seleção até o quarto livro. Gostei do primeiro e do segundo. Mas devo admitir, que principalmente depois do terceiro livro, não foi uma série de livros que me agradou. Acho a América tão infantil e presunçosa que é um tanto ridiculo, e nesse ponto discordo com você pois não vi nada de decidido nela.
    Contudo, tenho que admitir que a escrita da Kiera Cass é louvável e que o romance foi bem construído. Somos levados por ele.
    Parabéns pela resenha.
    Espero que você goste dos livros bem mais que eu.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabi! tudo bom?
    Eu amoooooooo essa trilogia. Não sei porque, mas adoro todo o universo dela, o castelo, a seleção em si, o Maxon <3 América <3 e todas as intrigas e problemas que vão surgindo, não me fizeram gostar menos, pelo contrário. EU acho que a historia cai um pouco em "A elite" mas eu adorei a escolha, espero que você goste também de como tudo termina (várias emoções, se prepare) Parabéns pela resenha, amore!
    Beijos, Yasmim.

    Canal: https://www.youtube.com/blogliterarte/videos

    ResponderExcluir
  3. Hey Fabi! Tudo bem?

    A Seleção é uma das minhas distopia favoritas! Amo amo amo o Maxon e ele é um tudão! Adorei sua resenha e espero ansiosa sua opinião sobre os próximos livros.

    Beijos!

    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Tá bom!! Eu leio!! hahahah
    Fiquei empolgada com toda essa aventura e só ouço elogios da série tb, tirando o último volume rsrs

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oieee, então... eu não gosto desse livro! kkkkkkkkk, quando li a Seleção tinha acabado de ler a trilogia de Jogos Vorazes, e quando li a sinopse da Seleção pensei: meu pai, esse livro deve ser perfeito. Mas quando li me decepcionei de uma tal forma que não continuei a ler mais a série. Não acho que a America é forte ou decidida, achei as atitudes dela muito egoísta, e a revolução que estava esperando não era o foco central, e sim os belos vestidos e a disputa pelo príncipe... oi? Como se não bastasse a autora ainda me coloca um triângulo amoroso no meio e eu de-tes-to triângulos.
    Mas fico feliz por você ter se encantado pela história, essa é a magia da leitura. Não é porque uma história não me cativou, que ela não possa fazer o mesmo por você.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem? Olha estou como vc, adiando e adiando cada vez mais a leitura de A seleção kkk. Eu vejo muitas criticas boas e muitas criticas ruins, por isso tenho receio de ler, o livro está na minha lista há seculos e nada de eu criar coragem pra ler. Adorei a resenha e me fez ter mais vontade de começar logo a série!
    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ei! Tudo bem?

    AHHHH! Adoro encontrar pessoas que leram "A Seleção", pois amo comentar sobre com todas as minhas forças, o que é engraçado porque às vezes eu esqueço que já li a trilogia. Amei esse livro e fico muito feliz em saber que você também, sua resenha está maravilhosa e me fez querer pegar a obra novamente para reler. Espero que você goste da continuação e te garanto, muitas surpresas ainda virão :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Essa trilogia (sim, ignoro os dois últimos livros), é super queridinha para mim e fico muito feliz que você tenha gostado. Durante muuuito tempo, Maxon foi meu crush master hahaha, que saudade que deu do meu mozi. <3 O legal dessa história é que quando você pensa que está entendendo alguma coisa, ta entendendo é nadica de nada, rs. A América me irritava bastante com a sua indecisão, mas é uma ótima mocinha. Adorei a resenha, beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom? Esse livro é bem falado mesmo e a trilogia tem o meu coração ♥ Vai por mim, a história vai ficar cada vez melhor. Eu chorei e muito com esse livro, e eu quase nunca choro lendo.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Então, estou fazendo o mesmo que você fez em relação a esse livro, adiando a leitura kkk ouvi muitos comentários sobre esse livro tanto bons quanto ruins e ainda não tive coragem de me arriscar na leitura, mas amei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da história, serve como incentivo para que eu leia também <3 Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu amei a trilogia! Eu demorei muito tb para ler mas quando comecei decorei os três livros. O terceiro é o meu preferido! Eu estava numa ressaca literária daquelas e esse livro me salvou, rs. Nunca gostei de Aspen, mas acabei mudando de ideia no final. Eu tb acho a América bem decidida, gostei muito dessa personagem, e claro que fui apaixonada pelo Maxon.

    ResponderExcluir
  12. OLá!! O que dizer dessa série linda!! Amo!! tanto que comprei os 5 livros mais o de contos, fiz minha irmã lê e se apaixonar também!! Não tem como não deixar o elogio as fotos (virou rotina né) mas você sempre arrasa nelas!! Bjs . Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir