"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Conhecendo Autores: Jane Austen

Oi leitores, como estão?
Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por Romances Históricos, e quando falamos no gênero quem é a primeira autora que vem a nossa mente?? Jane  Austen.
Autora do famoso livro Orgulho e Preconceito que vem a anos encantando  leitores, e ganhando inúmeras adaptações, Jane com certeza estava muito a frente de sua época. E é sobre essa mulher maravilhosa que é o nosso conhecendo autores de hoje!!


Jane Austen foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiores romancistas  do século XIX. Nascida em Hampshire , zona rural da Inglaterra em 16 dezembro de 1775, Jane era filha de um reverendo anglicano (George Austen) e de (Cassandra Austen)e tinha fora ela mais seis irmãos. Cresceu em meio social formado por uma classe abastada e religiosa Com oito anos de idade foi mandada para um colégio interno junto com sua irmã Cassandra, que acabou tornando-se sua melhor amiga pela resto da vida.
Ainda adolescênte, ela já mostrava talento para escrita. Amava passar o seu tempo livre na biblioteca da famíla quando regressava do colégio interno. Aos 17 anos escreveu sua primeira obra "Lady Susan", uma novela que expõe Chawton, para a propriedade cedida por um de seus irmãos. Suas obras que anteriormente haviam sido recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente , com um pseudônimo de " Uma Senhora" tornando-se assim clássicos da literatura inglesa.
Jane publicou ainda " Mansfield Park" (1814) e "Emma". Suas obras tinham um contexto carregado  de ironia sutil, seus romances buscavam retratar a sociedade provinciana da época e a busca das mulheres por um casamento como a única forma de ascender socialmente. Com seu poder de observação do cotidiano reuniu material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras com uma aguda percepção psicológica e uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.
Jane Austen faleceu em Winchester , Inglaterra , no dia 18 de julho de 1817, e após sua morte foi publicado " Persuasão".
Seu primeiro livro "Lady Susan" só foi publicado em 1871. Suas obras inacabadas " Os Watsons " e "Sanditon" deixadas inacabadas , foram completadas e publicadas por um sobrinho da escritora. A casa onde ela e sua irmã moravam , hoje abriga um museu. Seu único retrato conhecido até hoje foi um esboço feito pela sua irmã Cassandra, que se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.



Algumas curiosidades sobre a autora e suas obras:
-As histórias da escritora são conhecida por pouco contato físico entre os personagens. Existem apenas 14 beijos nos romances da autora, incluindo beijo nas mãos, na bochecha, na boca e até em mechas de cabelo.
-Dizem que a autora inspirou-se  na própria relação com a irmã para criar Razão e Sensibilidade, sendo ela a emoção e Cassandra sua irmã a Razão.
-Os primeiros romances não continham o nome da autora, eram publicados apenas com o pseudônimo by a lady (Uma Senhora)
-As 20 anos , Jane se encantou por um jovem chamado Tom Lefroy , sobrinho de uma família amiga. Como viviam numa sociedade moralmente rigorosa, ambos não podiam ficar sozinho, e consta que viram-se apenas quatro vezes. O romance foi retratado no filme Amor e Inocência em que a  escritora é interpretada por Anne Hattaway.
- A escritora morreu aos 41 anos do que até então acreditava-se ser doença de Addison . Duzentos anos depois cientistas lançaram a hipótese que ela tenha sido envenenada acidentalmente por
arsênico.

"Mas confesso que a mim nada disso encanta.Prefiro infinitamente um livro!" - Jane austen

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a autora! Deixem aqui nos comentários que autores mais vocês gostariam de ver no conhecendo autores!
beeijos



22 comentários:

  1. Amo Jane Austen *-*
    Os livros dela são puro amor.

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Eu não sou muito fã da Austen, contudo eu com certeza acho extraordinária sua história. É uma mulher alem do seu tempo que merece toda admiração.
    Um beijo.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ainda não li nenhum livro da Jane Austen (shame on me), mas comprei Orgulho e Preconceito há pouco tempo e pretendo colocá-lo entre as minhas futuras leituras. Não vejo a hora! Gostei muito de saber sobre ela, não sabia que tinha morrido tão novinha :( mas fiquei ainda mais empolgada para ler algo dela. Parabéns pelo post, beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Sou tããão apaixonada pela Jane, ela é uma inspiração para tudo em minha vida! Amei saber sobre a história dela, você contou de um jeito tão legal! As curiosidades, inclusive, foi um toque a mais :) Sou louca para ir ao museu, espero conhecer! Parabéns pela postagem maravilhosa, faça mais vezes com autores que você ama!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Até agora só li um livro da Jane Austen e foi "Razão e sensibilidade", achei legal descobrir que foi baseado nas características dela própria e da irmã. Parabéns pelo post, bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei, eu comprei aquele box da Nova Fronteira com os 03 clássicos mais conhecidos e estou ainda mais animada pra ler depois da sua resenha! Amei o post em especial as fotos perfeitas! Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 <3 me conta depois o que achou da leitura!
      beeijos

      Excluir
  7. Oieee,
    Até hoje não li nenhuma obra da autora, comecei a ler Orgulho e Preconceito e acabei parando a leitura... mas amo o filme, então não desiste voltarei a ler. Amei o post sobre a Jane, e gosto do fato dela valorizar a mulher em suas obras, ainda mais naquela época, gosto do fato dela ser "a frente do seu tempo" amo essa frase na verdade! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Nossa, acredita que nunca li nada dela?
    Eu sou louca pra ler Orgulho e Preconceito e Emma, mas nunca consigo comprar
    a edição que eu quero com um precinho bom, daí vou adiando.
    Mas com certeza é uma mulher que se sobressaiu em sua época quando as mulheres eram vistas como propriedade apenas.
    Quero muito ler os livros dela.

    Beijos
    Anne
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  9. Como eu amo essa mulher ❤. Ela é maravilhosa, uma escritora incrível. Acredita que eu nunca procurei muitos detalhes e curiosidades da vida dela? Sempre foquei nos livros, rs. Mas amei saber mais sobre a vida de uma mulher tão maravilhosa. Não sou muito de assistir filmes, mas agora quero assistir Amor e Inocência :(,rs. Amo a Jane e amo a Anne Hattaway; provavelmente vou gostar do filme :). Esse mês estou planejando ler Persuasão e estou com expectativas bem altas.
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada dessa autora, já assisti um dos filmes. Achei muito interessante saber mais sobre a autora e muito curioso não ter nada de contato entre os personagens em seus livros, só 14 beijos em romances. Gostei do post.

    ResponderExcluir
  11. Jane Austen é um encanto, não é mesmo? Adorei!
    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom? Eu ainda não li nada dela, mas tenho um livro e quero muito lê-lo.
    Adorei os fatos que trouxe sobre ela.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Uau, eu amei esse post, de verdade. Eu ainda não li nada dessa autora, mas morro de vontade de ler. Sabe aqueles que leu ainda e já ama? KKK nem sei explicar. Amo Orgulho e Preconceito, o filme e a série, e pretendo ler o livro em 2018, espero que consiga kkk
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  14. Sou fã de Jane tb! Só não sabia dessa teoria do veneno... nunca teremos certeza não é mesmo.
    Eu queria que ela tivesse vivido mais e sido mais feliz, alguém com tanto talento merecia isso!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Amo Jane Austen também! Adorei essa edição do livro que está na foto, ilustrado. Já quero um pra mim!

    ResponderExcluir
  16. Hey!

    Jane Austen é sempre atemporal! Que mulher!

    Amei seu post, ótima oportunidade para quem não conhecia a diva!

    Beijos
    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir