"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha: O Fantasma do Padre

Resenha: O Fantasma do Padre
Autor: Erivelto de Sousa
Editora: Autografia
Páginas: 334
Cortesia cedida pela editora
Resenha postada pela colaboradora Fernanda Cristine.


Sinopse: O Romance tem início na virada do século XVII para XIX. A trama acontece no Brasil em um mundo fictício, localizado em uma microrregião do Nordeste, no Sul do Ceará, distante pouco mais de 100 quilômetros da Capital, Fortaleza. O país do inicio do romance vive um clima de governos oligarcas e coronelista. O desenvolvimento é incipiente. Milhares de migrantes chegam ao País recém- republicano após a escravatura, evento do final do século XVII. A agricultura vive do café no Sudeste. O Nordeste brasileiro vive da cana de açúcar, do algodão e dos rebanhos bovinos. O norte vive do extrativismo, principalmente a borracha. O romance se desenrola em três períodos e envolve três gerações. O final está contextualizado com a atualidade. Trata-se de uma obra ficcional, localizada na misteriosa e remota Serra do medo, o sovaco de uma pequena cordilheira mato entranhado, verde e denso nas estações chuvosas e seco e espinhento quando a estiagem se sobrepõe, o que é muito comum na região. O início registra a chegada de imigrantes estrangeiros ao Brasil. Segue-se a saga da família Marquez. Zezito Marquez consegue chegar a Serra do Medo, no Ceará, e se casa com Mundica, que gera cinco filhos, entre eles Dalton Marquez. Já em Pernambuco, a família Nassu, que tinha como tronco os conquistadores holandeses, cria raízes. O início se dá através de um padre, que tem um romance com uma italiana, com quem tem dois filhos. Um deles vai para a Serra do Medo com um filho pequeno, depois da morte da mulher na peste da varíola que assolou o Rio de Janeiro. O personagem gera dois filhos com uma empregada da fazenda e não reconhece nenhum dos dois . O primeiro é tirado da mãe e é criado pela irmã do personagem . Vira padre e vai conduzir a freguesia de Serra do Medo. O personagem  que domina Serra do Medo envelhece só, possuído pelo orgulho e roído pelo remorso e solidão. Termina seus dias na tentativa de reparar os enormes erros do seu passado, com a ajuda de um filho de Serra do medo, que se envolve com a história que ouvira sua mãe falar. Leia, vale a pena.

O livro O Fantasma do Padre é uma história sofrida, onde os personagens pobres fazem de tudo para sobreviver em meio a necessidades,  principalmente a seca. Temos pessoas que se mudam para uma cidade grande, para ter água e comida, e outras que fazem o que podem naquela região, em profissões humildes. E como não poderia deixar de ser algumas se rendem a prostituição.
A história do padre, contada na sinopse, é explorada a partir da metade do livro, aproximadamente, onde Dalton volta para a Serra do medo, já adulto , e questiona suas raízes e lembranças á  mulher que foi a parteira da região, uma senhora já idosa. A história é tabu, mas aos poucos ele vai descobrindo tudo, em meio a visitas regadas a xícaras de café.

Temos também o lado que conhecemos no hospital, qual o padre está desmemoriado, e Dalton, tem a oportunidade de visitá-lo, quando sua mãe também está no mesmo estabelecimento. Será que é a possível se redimir e ter a oportunidade de morrer em paz?

Como eu disse, O Fantasma do Padre é uma história sofrida,não é bonita, mas certamente fez ( e ainda faz) parte da nossa história brasileira. Nós, moradores do Sul do país, não temos ideia do que é conviver com a seca, não ter água para seu sustento e para os animais, que morrem de fome e sede, pois graças a Deus temos fartura, mas o livro nos faz ver um lado de nosso país que não conhecemos, um lado triste e duro, mais muito real.

Portanto se você gostou da temática e quer conhecer mais sobre o passado, mesmo que ficcional, dos moradores do ceará , da criada Serra do medo, cidade onde a superstição é extremamente forte, bem como as fofocas, a leitura pode te agradar.






3 comentários:

  1. Uma história sofrida. Que livro hein! Não conhecia mas, gostei muito da sua resenha, quem sabe quando eu tiver num momento bem feliz eu leia esse livro, enquanto isso a lista só aumenta rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Caso um dia Leia não esqueça de me contar o que achou. Beeijos

      Excluir
  2. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados, Angie Ammeline.Na Amazon Kindle.

    ResponderExcluir