"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha: O Jardineiro

Resenha: O Jardineiro
Autora : Lívia Messias
Páginas: 86
Publicação Independente


Sinopse- Nanci é uma mulher solitária que vive numa casa grande e afastada, tendo apenas o cachorro Lino como companhia.
Amargurada e sem cuidar do Jardim há anos, conhece Ângelo, um velho  jardineiro que mudou-se para a redondeza. Em cada capítulo, o  livro ensina como pequenas atitudes podem nos transformar e surpreender.



Bem, o ano está acabando, e eu não podia deixar que ele encerrasse sem compartilhar essa leitura maravilhosa como vocês!!
Em O Jardineiro conhecemos Nanci, uma senhora que ao decorrer de sua vida viveu em função de sua família,porém com o passar dos anos, eles deixam de visitá-la e de participar constantemente de sua vida.
Como consequência disso   ela passa  seus dias isolada em sua casa, vendo o tempo passar, sempre da mesma maneira, envolta a matos e ervas daninhas que crescem em seu maravilhoso jardim, que simbolizava antes sua maior riqueza e fonte de alegria, tendo como companhia seu cachorro Nilo.
O que Nanci não esperava era que num belo dia um novo vizinho nas redondezas mudaria sua solitária e amargurada rotina. Ângelo, um velho Jardineiro  que quando vê a situação do maravilhoso jardim, toma como meta  restaurá-lo e fazê-lo florescer novamente.
Não será nada fácil vencer as barreiras imposta por Nanci, mais ele não desistirá. E a cada erva daninha arrancada, cada folha seca recolhida, algo além do jardim se transforma.

"-Isso é como um espelho pra mim. Cada coisa que você transforma  em um jardim, transforma algo dentro de si. É uma  pintura, uma arte."-pág 31


Com uma narrativa leve, fluída, e  bem construída, a autora nos permite participar da mudança ocorrente no jardim, e como pequenas atitudes realizadas pelo jardineiro vão transformando não só as flores, mais o interior de Nanci.
De maneira detalhada, ela nos descreve fatos , que nos faz visualizar cada cena, sentir os cheiros e texturas e participar de cada cena descrita.
Por ser um livro curtinho, pode ser lido em poucas horas, e no final traz aquela sensação de aprendizado . Durante a leitura a autora faz comparações entre nossa vida e os jardins, e de como as vezes são necessários algumas podas e cortes para enfim florescermos novamente.
Não posso deixar de ressaltar que a edição está  maravilhosa, com uma fonte de tamanho agradável , e folhas amareladas.
Sem dúvidas uma leitura perfeita para fecharmos o ano com chave de ouro!!


Não deixem de conhecer e seguir a autora Lívia Messias nas redes sociais, e não perder nenhuma novidade! Beijoos!!
instagram
Site




28 comentários:

  1. Primeiro que fotos lindas! Me apaixonei 😍

    Agora, o livro parece ser perfeito para ser lido em uma virada de ano.
    Lições de como superar e aprender um pouco mais sobre a vida são sempre bem vindas. Às vezes achamos que nosso jardim que tem os mais ferozes espinhos e lá no vizinho, os espinhos machucam muito também.
    Bela resenha e maravilhosas fotos, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, sem dúvidas é uma ótima leitura para refletirmos e cuidamos mais do nosso jardim!!
      Obrigada por todo carinho!!
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro é bem diferente do que costumo ler, mas por ser tão pequeninho e pelas lições que disse ter passado, fiquei até com vontade de ler.
    ps: Adorei as fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super curtinho você lê em poucas horas, e apesar de não ser um gênero que costuma ler, tenho certeza que se arriscar não vai se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  3. Ele parece ser um livro interessante não faz muito meu gênero literário pois sou fã de fantasia mas, eu gostei da resenha e amei as fotos gente que fotos fofas um beijo !

    ResponderExcluir
  4. Oi linda! Esse livro nos mostra que nunca é tarde para achar um grande amor. Vejo também pelo lado da ingratidão e certo preconceito. No fim, ela acabou ficando sozinha e distante da familia. O amor realmente é a salvação de tudo.

    Beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    As fotos me deram vontade de ter esse livro na estante. A analogia sobre a vida e o jardim não poderia ser melhor, pois concordo que o segredo estão nas pequenas coisas.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leituras assim nos dão aquele choque né, para dar valor as pequenas coisas!!
      Beeijos

      Excluir
  6. Este livro parece ser simplesmente apaixonante. Me aparenta ser um livro emocionante onde as palavras são feitas para germinar e alegrar. Fiquei apaixonada.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvidas é uma leitura apaixonante!!
      Recomendo muito!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Fabi! Que resenha mais linda! Amei tudo, as fotos maravilhosas, o quote... parabéns! Eu não leio muitas histórias neste estilo, mas acho que as vezes é essencial, a gente necessita desse tipo de aprendizado que no final deixa o coração quentinho. Enfim, adorei a indicação! Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Adorei a capa do livro, confesso que não me interessante tanto pela premissa, mas como adoro livros que ensina como pequenas atitudes podem nos transformar, vou dar uma chance pra esse livro qualquer dia. Amei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  9. Nossa vida é um jardim né? adoro essa comparação!
    Achei a premissa fofa e só pela resenha já fui envolvida rsrsrs


    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim <3 e temos que sempre deixá-lo florescer!
      Dá uma chance a leitura, tenho certeza que não vai se arrepender!

      Excluir
  10. Oieee,
    Amei sua resenha, conquistou meu coração para esse livro!!!
    Acho interessante essa analogia de enquanto se limpa o jardim, a protagonista também vai sendo "restaurada".
    Parabéns pela resenha e esse quote é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser tão espiritual, sabe?! Gostei bastante da temática dele, principalmente para esse final de ano. Achei sua escolha de resenha fantástica, encaixou perfeitamente com o clima de final de ano, esse clima de aprendizados, esse sentimento de superação mais filosófico.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem diga, foi uma das minhas ultimas leituras do ano sabe, e ele me mostrou coisas para melhorar em meu jardim nesse ano que se inicia!!
      Super te indico <3
      Beijos

      Excluir
  12. Mas que capa linda é essa? 😍😍😍😍😍 a história parece um filme que eu vi a algum tempo. Esses livros/ filmes curtos são um ótimo passa tempo e deixam um carinho mto grande nos nossos corações... Amooo ❤

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem ?

    Não conhecia o livro, mas depois desta resenha e do seu ponto de vista, pude conhecer uma obra maravilhosa e ter uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? Muito boa a resenha amiga.
    O livro parece ser bem fácil de ler mesmo, mas não é o tipo de romance que gosto.


    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, Feliz Ano Novo!!!
    Adorei o POST e o livro. Parece ser aquele tipo de livro que faz o leitor refletir sobre tudo. Amei

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Adoro livros de leituras fluidas e com estórias incríveis e esse parece ser assim. Fiquei com vontade de ler, pois é o tipo de romance que eu adoro.

    beijinhos!

    ResponderExcluir