"Creio que uma forma de felicidade é a leitura!"

Resenha: Eternamente Cecília

Resenha: Eternamente Cecília
Autora: Elysanna Louzada
Publicação Independente
Páginas: 405
Cortesia cedida pela autora

Sinopse: 1890, Itália. Cecília Agrizzi embarca com a família em um vapor para o Brasil em busca de trabalho e de terras prometidas pelo governo do Espírito Santo. Cecília vai trabalhar em uma fazenda de café, mais quando seu pai adoece, ela se transfere para a cozinha da casa de Estela Dias, uma arrogante aristocrata que não perde a chance de humilhar seus empregados. Seus problemas só pioram depois que o herdeiro, Francisco, um conquistador nato, interessa-se por ela. Em meio á uma tórrida paixão, Cecília precisará se livrar do obsessivo Otávio e enfrentar o ódio de Estela que usará de violência para se vingar da italiana que roubou o coração de seu filho e arruinou as chances de vê-lo casado com uma herdeira rica.
Eternamente Cecília é uma história de amor proibido que desafia as convenções sociais do século XIX.


Cecília Agrizzi após a perda da mãe, passa viver em função de ajudar na criação dos irmãos, e suprir a falta de sua mãe na família. Após enfrentarem inúmeras dificuldades chegando a passar até mesmo fome, os Agrizzi chegam a conclusão que ''conquistar a América" seria a melhor maneira de sobreviver, e vem para o Brasil, em busca de melhores condições de vida e sustento, trazendo na bagagem poucos pertences pessoais, e a enorme vontade de vencer.
Cecília traz consigo uma medalha, que fora o ultimo presente deixado por sua mãe,e ao desembarcarem no porto acaba perdendo-se de sua família, onde é ajudada por um senhor que a leva ao alojamento de imigrantes. Passado o susto, junto com os demais imigrantes, Cecília é apresentada a fazenda Bela Vista onde iriam trabalhar na lavoura de café, tendo como chefe a aristocrata Estela Dias.
 Estela era uma senhora autoritária que não pensava duas vezes antes de humilhar qualquer pessoa que lhe service, era adepta da mão de obra escrava , e com a abolição da escravidão, não via outra maneira de continuar obtendo lucros se não sendo usar a mão de obra italiana , dando condições quase miseráveis, deixando-os em condições semelhantes a vivida pelos escravos.
Como a fazenda vinha passando por situações financeiras delicadas, Francisco Dias, o herdeiro vem da capital para ajudar a mãe nos negócios, conhecido pela fama de galanteador  e conquistador , Estela vê no filho uma chance de livrar-se das dívidas, o atirando em um casamento bem arranjado.
O que a megera não esperava, era que quando botasse os olhos em Cecília, Francisco ia perder completamente o rumo. Lutando para obter dinheiro para o tratamento do pai, que encontra-se doente Cecília candidata-se a uma vaga como cozinheira, e é ai que pela primeira vez ela vê Francisco.
Sabendo da fama do patrão, a italiana mantem-se o mais longe possível, mas não pode deixar de lado a atração que sente quando vê Francisco nos arredores da cozinha.

"Faça o possível para não ser notada em qualquer canto da casa, especialmente no quarto do patrão.
-Io so uma moça de família, dona Joaquina.
-É o que dizem , meu anjo, até colocarem os olhos em Francisco."
Percebendo que o que sente por Cecília é muito mais que um simples desejo, Francisco faz de tudo para conquistá-la, não percebendo assim que atraiu  para a Italiana olhar de ambiciosa mãe, que não medirá esforços para tirá-la de seu caminho, como fez com todas as mulheres que já  o atravessaram, e é claro seu melhor amigo Otávio, que não medirá esforços para ter de Cecília aquilo que mais deseja.
"(...)A Italiana era linda.Mesmo oculta pelas roupas surradas , sua beleza era algo tão forte e marcante que parecia o nascer do sol:impossível de não ser notada".


Com uma narrativa leve, detalhada, rica em detalhes, Elysanna nos apresenta a um romance puro e repleto de criticas sociais.
Trazendo no enredo muito mais que romance, conhecemos um pouco da crueldade enfrentada pelos escravos e imigrantes durante o passado de nosso país.
Somos apresentados a uma protagonista repleta de garra, fé, e determinação que mesmo em meio as adversidades, está disposta a lutar por tudo o que acredita, e trazer um pouco mais conforto a aqueles que tanto ama.
Não posso deixar de citar o protagonista, que mesmo vivendo em um mundo totalmente diferente, sendo de um círculo social considerável, traz consigo pensamentos  futuristas, lutando contra os ideais de sua mãe, querendo agir com justiça e igualdade perante aqueles que lhe são subordinados.
O que mais me encantou na leitura foi o envolvimento dos personagens, como em meio a toda a mentira, desigualdade  enfrentada,ambos sempre buscam o perdão e a felicidade,e a forma  como a autora ambientou os fatos  é realmente maravilhosa.
Com um enredo incrível que traz descrições  detalhadas desde o cenário, até o figurino usados pelos personagens,comidas preparada por eles, elementos da cultura da época tanto brasileira como Italiana, a autora no transporta por uma vigem no tempo, nos permitindo e sentir raiva, felicidade, e muito amor a cada página lida.
Eternamente Cecília é um daqueles livros que você lê poucas paginas por medo que acabe logo, e quando acaba quer que tenha uma possível continuação.
Não posso deixar de citar como a edição está maravilhosa, com uma capa linda, fonte adequada para leitura, e trechos que trazem cantigas do folclore italiano que da um toque especial a narrativa.
Para quem ama romances históricos, ou quer se arriscar no gênero, sem dúvidas super indico, sem falar que apoiar a literatura nacional é sempre ótimo.
*temos muitos autores incríveis em nosso país, vamos valorizá-los*
Beijos




8 comentários:

  1. Oi minha linda, falar bem das suas fotos é chover no molhado, mas terminei de ler sua resenha encantada e querendo reler o livro!! A gente realmente passa por todos esses sentimentos durante a leitura. ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiee. Esse é um daqueles livros que eu devoraria sem pensar duas vezes. Cada vez mais tenho gostado de livros que envolvem esse lado crítico-social pela verdade que eles apresentam, e essa obra pelo visto apresenta bastante disto. Amei a resenha. Fiquei apaixonada pela obra. Beijos.

    Blog; fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Que livro mais fofinho, estou apaixonada. O fato da protagonista ter meu nome de deixa muito curiosa para saber qual é a sensação, mas confesso que amei todo o enredo e termos uma personagem tão para frente! AMEI

    Beijinhos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie! Já tô doida pra ler esse livro! É a segunda vez que leio sobre ele, e tudo me empolga pra ler, principalmente por se tratar de um romance de época nacional, retratado aqui e com um background histórico. E o mais interessante parece ser o desenvolvimento e a relação entre os personagens, fiquei muito curiosa sobre como isso irá se desenrolar. Adorei a sua resenha e as fotos, deu para perceber que a edição está realmente caprichada. Beijos,

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sou totalmente a favor de ler muitos nacionais Fabi! Nesses ultimos 2 anos achei joias raras nesse ambiente viu e favoritei varios pra vida!
    Esse parece um romance cheio de pontos que nos colocam pra pensar e em meio a tristezas mostra que existe esperança :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Amei demais a resenha, tenho muita vontade de ler esse livro, ele já está na minha lista há um tempinho. Amo histórias de época e amo quando são ambientados em nossa terra. Gostei muito das pontuações que você levantou, acredito que também vou me encantar com os protagonistas, principalmente por Cecília que parece ser uma personagem cativante, forte e determinada. Também acho a edição desse livro maravilhosa!Já quero!!!

    Ótima resenha!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li e amei, e sinceramente ler sua resenha me fez ter vontade de reler e ter dar um grande abraço. Nada melhor que alguém ler e também amar aquela história que tanto nos encantou, suas fotos como sempre maravilhosas!! Obrigada por essa resenha linda!! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?

    Primeiramente com toda certeza é uma ótima dica de leitura e a edição está incrível . A resenha só aumenta a vontade de ler o livro e o enredo está muito atrativo. Romance é um gênero lindo e de época só enriqueceu a beleza que a obra já tem.

    ResponderExcluir